Seja bem vindo ao meu Blog!

Ass: Elienai Soares

terça-feira, 12 de julho de 2011

Nos é escancarada a manipulação midiática nessa nova e “polêmica” (eu prefiro dizer “necessária”) inclusão do livro “Por uma vida melhor”, de Heloísa Ramos.

O livro em questão aborda temas recorrentes da Lingüística que abordam a linguagem em si mostrando que a variação (chamados ‘erros de português’) fazem parte do seu processo de evolução, são naturais e inatos. Há de se saber as diferentes adequações e não regras estabelecidas com fins de segregação e dominação cultural para manter os pobres na ignorância e no não aproveitamento de seus potenciais que só nos distanciam da nossa própria língua.

A língua é viva, pulsa. É inerente seu caráter de evolução, transformação.

Somos a favor da variação! Somos a favor de falarmos como falamos, e não como nos determina uma gramática distante que nos humilha e chama nossos falares de “errados” e “inexistentes”.

Querem nos manipular! Querem nos manter ignorantes! Querem que continuemos votando, comprando e segregando os que não podem comprar. É fácil para eles que continuemos burros para não percebermos seus abusos, seus roubos, seus verdadeiros assassinatos à cultura popular (esta que gerou um dos pilares do que chamam ‘cultura brasileira’: o samba) e sua permanência no poder, acima de nós, EM CIMA de nós.

Nós, estudantes de Letras, somos contra a elitização da cultura! Somos contra o preconceito lingüístico!

“Menino, você não sabe Português!“ quantas vezes já não nos deparamos com essa assertiva? Se ele não fala português, então me diga, defensores da Gramática Tradicional, que língua o menino fala?

Apoiamos a diversidade. Proibir usos da língua é proibir a proliferação de cultura!

É necessário que os alunos entendam a linguagem, seus usos e manifestações, suas tão plurais formas que geram poesia, e não erros. A mídia quer nos enganar, mas não vamos deixar! Somos contra o preconceito lingüístico e a vergonhosa manipulação da mídia no Brasil.



Gabriel Guimarães Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário