Seja bem vindo ao meu Blog!

Ass: Elienai Soares

sábado, 25 de junho de 2011

Refletindo com a família...

Um dia estava com minha avó e pensei em explicar um pouco sobre variaçãoes linguísticas. Minha vó é analfabeta e não teve oportunidade de estudar em escola secundária. Porém, o conhecimento dela é bem mais amplo que o meu quando se trata de" cozinhá", de remédio e "fazer conta". Estva com ela no quarto, e já cansada de ouvir os preconceituosos linguísticos mangarem dela porque ela fala "errado" ( o que não é verdade!), resolvi treinar com ela algumas respostas para ela aprender a se defender:
_ Olha vó, quando vierem dizer que a senhora fala errado, a senhora vai dizer o seguinte : meu filho(a), eu não falo errado, eu falo um português diferente do que você aprendeu! Eu falo uma variedade da lingua portuguesa! eu falo um português não-padrão!
Então ela sorridente repetiu o que eu falei:
_ meu filho(a), eu não falo errado, eu falo um português diferente do que você aprendeu! Eu falo uma variedade da lingua portuguesa! eu falo um português não-padrão!E se quiser vá falar com a minha neta que ela vai explicar mais! Ela é professora de Português!
Então comecei a rir também...
_ é vó! qualquer coisa mande falar comigo que fecho com a cara de um! Porque o que a senhora fala é um tipo de variação linguística !
_ É, o que eu falo é uma variação linguitica... Por falar em linguiça...Teu avô comprou hoje lá no bompreço, tava bem baratinha!kkkk
_ Vó a senhora é uma gracinha!kkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário